Como foco do nosso trabalho, escolhemos a bacia do rio São João para estudo. A bacia hidrográfica do rio São João (denominado por alguns autores como rio Barão de Cocais) pertence à bacia do rio Doce e é um afluente da margem esquerda do rio Conceição totalizando uma área de drenagem de 181,41km2. Está localizado ao sul da Serra do Espinhaço, na região do Quadrilátero Ferrífero e a nordeste da Serra da Gandarela ocupando parte dos municípios de Barão de Cocais e Santa Bárbara no estado de Minas Gerais. A bacia pertence ao Supergrupo Rio das Velhas, formado basicamente por xistos e filitos, e ao Supergrupo Minas, com dominância de quartzitos e itabiritos (SALLES, 2010).
Bacia Hidrográfica do Rio São João. Fonte: Salles, 2010. |
Morfometricamente a áreaa de drenagem é de 181,41 Km², o perímetro 82,64 km, a declividade máxima 208%,a média 25% e a mínima de 0%; Altitude máxima 1615m, média 1037m, mínima de 746m; A ordem hierárquica do rio é de 5. No estudo de Salles (2010) foi encontrada densidade de drenagem de 2,07 km/km² encontrada na bacia hidrográfica do rio São João.
Morfometria da Bacia do Rio São João. Fonte: Salles, 2010. |
Referências:
SALLES, M. M. O uso do SIG na análise morfométrica da bacia hidrográfica do rio São João (MG). Monografia (Especialização em Geoprocessamento). Programa de Pós-Graduação do Departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário